Cirurgia Refrativa

Cirurgia Refrativa

olhoConsiste na utilização de LASER da última geração para realizar uma ablação no tecido corneano, ou seja, o LASER é utilizado para remodelar a córnea e anular os erros refracionais (prescrição de óculos ou lentes de contato) do olho de cada paciente. Quais são as técnicas da cirurgia refrativa? As técnicas atualmente utilizados para cirurgia refrativa são o PRK (photo Refractive Keratectomy) e o LASIK (Laser Assisted Insitu Keratomileusis).

- Na técnica PRK, a camada superficial corneana (epitélio) é removida, em seguida o LASER é aplicado para o remodelamento corneano.

- Na técnica LASIK, são utilizados dois aparelhos de LASER diferentes. O primeiro, chamado de LASER de Femtosegundo é utilizado para criar o ''flap'' corneano e o segundo (mesmo utilizado no PRK) é aplicado para o remodelamento corneano.

Quem pode fazer cirurgia refrativa?

São candidatos para cirurgia refrativa os pacientes que utilizam óculos ou lentes de contato (Miopia, Hipermetropia, astigmatismo ou Presbiopia) e que preencham certos critérios:

- Estabilidade refracional (do grau) por pelo menos 1 ano. Geralmente esta estabilidade ocorre cerca dos 21 anos de idade.
- Curvatura e espessura corneana dentro dos limites de segurança.
- Ausência de doenças corneanas, principalmente as ectasias (Ceratocone)
- Ausência de outros doenças oculares importantes (Ex: Glaucoma avançado, olho seco severo, ambliopia, catarata).

Como saber se eu sou um ''bom'' candidato a cirurgia?

Uma avaliação meticulosa deve ser realizada por um especialista em córnea, onde a prescrição (Grau) a ser tratado, pressão intraocular e a anatomia da córnea serão precisamente avaliadas.